O Projecto Educativo   As Creches Geração Chupeta   Os Serviços Empresas Contactos Recrutamento Webmail    
                               

   

O Projecto Educativo da GERAÇÃO CHUPETA

 

 

O processo de desenvolvimento da criança é muito complexo, e tudo o que for feito agora irá repercutir-se no futuro. Por isso, a creche tem um papel fundamental nas primeiras etapas do desenvolvimento da criança.

 

Com efeito, os processos de crescimento e aprendizagem de bebés até aos 36 meses tem especificidades únicas tais como a aquisição da marcha ou da fala e devem acontecer num ambiente desenhado para esse efeito.

 

Apoiada por umas instalações especialmente construídas para idades até aos 36 meses, a GERAÇÃO CHUPETA cumpre esse objectivo.

 

A equipa da GERAÇÃO CHUPETA especializou-se nos processos de aprendizagem da criança até aos 36 meses.

As linhas de orientação do nosso projecto Educativo guiam-se pelos seguintes vectores:

   
                               
 

Qualidade dos Serviços Prestados a Cada Criança;

 

É missão da creche cuidar do atendimento das questões básicas de alimentação, higiene, sono, educação e pedagogia. Proporcionar um clima emocional favorável à criança para que ela desenvolva sentimentos de satisfação e de plenitude, que lhe vão permitir suportar e superar as frustrações que, inevitavelmente têm de sofrer ao longo da vida, é igualmente imprescindível.
Os primeiros anos de vida são um período crítico para o desenvolvimento da confiança nos outros, aprendendo a amar o outro. É necessário que o bebé seja objecto de calor humano e de amor para que, mais tarde, desenvolva relações sociais satisfatórias.

 

Objectivos do Processo de Desenvolvimento e Aprendizagem bem Definidos:

a) Identificar as necessidades, as capacidades e os interesses das crianças até aos 36 meses;
b) Fomentar o desenvolvimento global da criança, proporcionando instalações e materiais adequados e pessoal responsável;
c) Estimular o desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo, social e da linguagem;
d) Proporcionar a aquisição de hábitos de higiene, de alimentação, de sono e de relacionamento com o outro;
e) Encorajar a prática de actividades lúdicas e didácticas;
f) Incentivar a criança à experimentação, às vivências de situações que lhes permitam alcançar os objectivos definidos em cada ocasião;
g) Valorizar os livros e a música. O mundo das imagens e sons é o mundo da linguagem.

 

Metodologias Diferenciadas para cada Etapa do Desenvolvimento da Criança:

As actividades executadas na creche visam alcançar determinados objectivos, de acordo com o grupo etário. As educadoras GERAÇÃO CHUPETA permitem e incentivam que as crianças aproveitem as oportunidades de vivenciar cada etapa do seu desenvolvimento. Cada idade tem as suas próprias características, a sua própria fase de desenvolvimento e a sua maneira de ser e de se comportar. Mesmo dos 3 aos 36 meses, assistimos a etapas bem diferentes no desenvolvimento de cada criança.
Muitas das actividades propostas na
GERAÇÃO CHUPETA levam a criança a explorar a sua própria criatividade, principalmente nas expressões plásticas que estimulam a forma de comunicar e de se exprimir. É dado espaço físico e emocional à espontaneidade e à imaginação da criança.
As actividades de sala são propostas de uma forma motivadora e interessante, podendo utilizar-se o jogo como estratégia para a execução de diferentes tipos de trabalhos.
As actividades que visam o desenvolvimento psico-motor são muito valorizadas. É a motricidade que leva ao desenvolvimento do cérebro e é de extrema importância porque qualquer anomalia a este nível compromete o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.
 

Forte Relação com a Família:

A creche deve ser o prolongamento do lar, por isso é necessário que haja uma boa comunicação entre os pais e a instituição. O que acontece em casa é importante para aquilo que a criança faz na creche e influencia a sua capacidade de adaptação.
Quando a adaptação é difícil, a
GERAÇÃO CHUPETA propõe regimes de transição lenta e gradual. Aos poucos a criança vai-se habituando a esta nova realidade. O essencial é que a criança nunca se sente “abandonada”, pelo facto de ser entregue aos cuidados de outras pessoas que não os pais.
As Educadoras da
GERAÇÃO CHUPETA têm também nesta fase, um papel primordial, estabelecendo e mantendo uma relação maternal com a criança, distraindo-a e levando-a a interessar-se por esta nova realidade, entretendo-a com brinquedos, jogos, …
Trata-se de uma fase normal de transição. É necessária calma, confiança e uma boa dose de amor e mimos para que tudo corra da melhor forma.
A equipa da
GERAÇÃO CHUPETA está sempre disponível para colaborar na integração, na resolução de problemas e dúvidas e na discussão de propostas.
Todo este processo é importante para a criança, contribuindo para uma boa evolução em todo o processo educativo.

Na GERAÇÃO CHUPETA, é feito e entregue aos pais, um relatório diário das actividades de cada criança.

   
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Requisitos de visualização: 1024 x 768 - True color  - 2014 Proeduca, Lda. Todos os direitos reservados.

  Utilizador(es) online  Acessos.